BEM VINDOS AO MEU BLOG!




COMEÇAMOS UMA VIAGEM, APENAS COM O NECESSÁRIO: O DESEJO. AO LONGO DELA,ACRESCENTAMOS IDÉIAS,PARTILHAS E CAMINHANDO TEMOS NOVOS OLHARES. APROVEITEM NOVAS MIRAGENS.



SIL

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO: reprovada. (Revista Veja )

Por Lya Luft, a quem admiro muito,pela excelência dos seus livros,das suas idéias,das suas reflexões e também pelas verdades que estão aí.
Texto retirado em partes da revista Veja, do artigo publicado por ela, tendo como título: Educação: reprovada.

Em grifo pela relevância das suas palavras expressas.

Há coisa de trinta anos, eu ainda professora universitária, recebíamos as primeiras levas de alunos saídos de escolas enfraquecidas pelas providências negativas: tiraram um ano de estudo da meninada,tiraram latim, tiraram francês,foram tirando a seriedade, o trabalho: era a moda do "aprender brincando".

Empresas reclamam da dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, médicos e advogados quase não sabem escrever, alunos de universidades têm problemas para articular o pensamento,para argumentar,para escrever o que pensam. Não é alfabetizado quem sabe assinar o nome, mas quem o sabe assinar embaixo de um texto que leu e entendeu. Portanto a porcentagem de alfabetizados é incrivelmente baixa.

Metade das crianças brasileiras na terceira série do elementar não sabe ler nem escrever. Não entende para que serve a pontuação num texto. Não sabe ler horas e minutos num relógio, não sabe que centímetros é uma medida de comprimento. Quase metade dos mais adiantados escreve mal, lê mal, quase 60% tem dificuldades graves com números. Grande contigente de jovens chega às universidades sem saber redigir um texto simples, pois não sabem pensar, muito menos expressar-se por escrito.

Mas políticos aumentam seus salários de maneira vergonhosa, a coisa pública gasta nem se sabe direito onde, enquanto preparamos gerações de ignorantes,criados sem limite,nada lhes é exigido, devem aprender brincando.

Cansei de falas grandiloquentes sobre educação,enquanto não se faz quase nada. Falar já gastou, já cansou, já desiludiu, já perdeu a graça. Precisamos de atos e fatos, orçamentos em que educação e saúde (para poder ir a escola, prstar atenção, estudar, render e crescer) tenham um peso considerável: fora disso, não haverá solução. A educação brasileira continuará, como agora, escandalosamente reprovada.

Revista Veja - 14 de setembro,2011 pág 24.

O desgaste do assunto é inevitável, mais inevitável,é que fatos e ações não se condizem, o que levará a apatia da educação no seu contexto maior.

Profª Silvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Sonho ou Realidade!

Sonho ou Realidade!