BEM VINDOS AO MEU BLOG!




COMEÇAMOS UMA VIAGEM, APENAS COM O NECESSÁRIO: O DESEJO. AO LONGO DELA,ACRESCENTAMOS IDÉIAS,PARTILHAS E CAMINHANDO TEMOS NOVOS OLHARES. APROVEITEM NOVAS MIRAGENS.



SIL

sábado, 4 de junho de 2011

Bulliyng

Para debater
Chame a atenção da moçada para o fato de que o bullying, às vezes considerado normal por alguns pais e até por professores, está longe de ser inocente. Apesar de configurar prática comum entre crianças e adolescentes de países diferentes e fazer parte do cotidiano escolar em todas as épocas, deve ser constantemente evitado e combatido. Ressalte que uma das maiores preocupações dos estudiosos do assunto são os efeitos psicológicos que as agressões podem produzir nas vítimas.

Profª Silvana


Bullying
DERIVA DA PALAVRA INGLESA: TO BULLY.
QUER DIZER: AMEAÇAR, INTIMIDAR E DOMINAR.           

CARACTERÍSTICAS DO BULLYING.PODEM SER FÍSICAS, VERBAL, MORAL OU PSICOLÓGICA E SEXUAL.
NA FÍSICA ELAS SÃO: BATER, CHUTAR, EMPURRAR, DERRUBAR, FERIR E PERSEGUIR.
VERBAIS: XINGAMENTOS, AMEAÇAS,
GRITOS E INTIMIDAÇÕES.                             

PSICOLÓGICAS: QUE DIMINUEM A AUTO-ESTIMA DO QUE SOFRE A AGRESSÃO,COMO:HUMILHAR,AMEDRONTAR,COM APELIDOS,OFENSAS E DISCRIMINAÇÕES.Na de caráter sexual: infringir assédios e tentativa de abusar e de violentar a vítima.
Bullying  pela forma de agressão.
Bullying direto e indireto.Bullying direto é a presença de ataques deliberados, o ataque é feito de forma verbal com xingamentos, ou física com chutes,empurrões,socos . 

Na forma indireta, presenciamos atos velados, escondidos. Como a difamação, isolamento e exclusão social.

Consequências que o bullying traz a vítima:                                  
Sofrimento psíquico; interfere no desenvolvimento social, emocional e performance escolar.
Estresses, desinteresse pelos estudos; abandono à escola; insônia ;depressão; baixa autoestima....

PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO ANTI-BULLYING!
* INFORMAÇÕES COM PALESTRAS AOS ALUNOS, PAIS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, GESTORES DA UNIDADE ESCOLAR.
* CARTAZES, CARTILHAS, DEBATES, OBSERVAÇÃO E REGISTRO POR GRUPO DE ESTUDO DE ALUNOS, ACOMPANHANDO O RECREIO.
* PROJETO MENTOR APLICADO POR ALUNOS;
* CAIXA DE RECADOS EM LOCAL DE INTENSO ACESSO AOS ALUNOS, FUNCIONÁRIOS E PAIS.
* SUPERVISÃO DE ADULTO NO AMBIENTE ESCOLAR;
* CONSTITUIÇÃO ANTI-BULLYING
* ELOGIOS E PUNIÇÕES
* ROLE PLAYING – TEATRO ENCENANDO ATOS DE BULLYING.
* AMIGOS FACILITADORES;
* CONVERSA COM VÍTIMA E AGRESSOR;
* SEPARAÇÃO DOS BULLIES;
* ENCAMINHAMENTOS DOS CASOS GRAVES;


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
MANUAL ANTI-BULLYING
DR. GUSTAVO TEIXEIRA
EDITORA BEST SELLER LTDA
FORMATAÇÃO E RESUMO DE:
PROFª SILVANA SZTIBE MANSON
PROJETO ANTI-BULYIING PARA VIVER DE BEM COM A VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Sonho ou Realidade!

Sonho ou Realidade!